Programa Mais Médicos
Durante vários anos, milhares de brasileiros pagaram seus impostos para ter direito a uma educação e uma saúde de boa qualidade. Porém, esse quadro nunca mudou. Hospitais e UTI’s estão degradando, pessoas estão morrendo e o bolso dos políticos só vai enchendo de dinheiro a cada dia que passa.
Se por um lado a corrupção é um meio fácil de entrar, por outro é difícil de sair. Por meio da coercitividade exercida sobre os corruptos, muitas vezes para não sofrer retaliações, alguns políticos acabam sendo obrigados a participar desse ato ilícito a fim de não serem excluídos da política brasileira.
A coercitividade é uma das três características de uma teoria criada por Emilé Durkheim chamada de “O Fato Social”, que é algo que ocorre na sociedade independentemente da vontade dos indivíduos que vivem em torno dela. Ela consiste na exclusão do indivíduo do meio em que vive por não se adaptar a esse fato. As duas outras características são a generalidade, que diz que O Fato Social é válido para todos os membros de um grupo ou boa parte dele; e a exterioridade, que cita a questão do Fato Social existir com ou sem a aprovação do membro.
Com isso, a população sofre pela péssima qualidade no atendimento. Boa parcela dos que sofrem as conseqüências das ações desses ladrões vem da classe trabalhadora, proletariada. Enquanto isso, eles estão no topo da pirâmide social; vivendo do bom e do melhor. Muitos deles detêm de meios de produção, o que só intensifica a luta entre burguesia e assalariado.
Segundo Karl Marx,