Contabilidade de custos
Neste trabalho, abordaremos a importância da contabilidade de custos no processo decisório das empresas. Abordaremos sobre a origem dos custos, conceito, termologia contábil em custos e iremos conhecer as classificações e tipos de custos.
OBJETIVOS
Conhecer processos que tem a finalidade de auxiliar o administrador a gerir melhor seus custos, criando ferramentas adequadas para tomada de decisões.
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Logo após o abandono da vida nômade, o homem sente necessidade de possuir posses e também criar ferramentas para controlaras. Sem duvida este controle era bem arcaico. O proprietário do bem controlava suas posses através de pedras ou tabuas de argila. Para controlar o tamanho do rebanho o proprietário guardava um objeto significando cada cabeça. Com o passar do tempo, a humanidade evolui, surgindo as trocas (escambos) e posteriormente surgem os comerciantes. Após o surgimento dos comerciantes, o os mesmos passam a fazer suas negociações em varias regiões, criando a cultura voltada para o lucro. No século XVIII surge a revolução industrial, esta vem trazendo consigo uma nova era de produção. Produzir agora era uma tarefa mecanizada que trousse além das maquinas, a necessidade de definir quanto custou o produto acabado. Agora alem do custo da matéria prima, o empresário precisava de definições e processos de avaliação mais completos para definir o verdadeiro custo do produto. Surge então a contabilidade de custos. Com o passar dos tempos a contabilidade de cistos não mais tinha o papel de apurar o custo do produto, mas também mensurar estoque e ter informações para a tomada de decisão, auxiliando as empresas no planejamento e controle de suas atividades.
Vanderbeck e Nagy (2003, p.13) explicam que a contabilidade de custos “fornece os dados detalhados sobre custos que a gestão precisa para controlar as operações atuais e