Termodinâmica
TRABALHO DE FÍSICA
LEONARDO FREITAS Nº25 2ºM/A
São Paulo
2011
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
TRABALHO DE FÍSICA
LEONARDO FREITAS Nº25 2ºM/A
São Paulo
2011
Sumário
1 Umidade do ar 4 2 O comportamento anômalo da água 6 3 Transformações gasosas 8 3.1 Transformação Isobárica 8 3.2 Transformação Isotérmica 8 3.3 Transformação Isométrica 9 4 Propagação do calor 10 4.1 Condução térmica 10 4.2 Convecção térmica 11 4.3 Irradiação térmica 11 5 Conclusão 13 6 Referências 14 7 Anexos 15
Introdução
Serão vistos por intermédio deste, conteúdos compreendidos através da física.
Diferentes situações que a princípio parecem simples, mas com o avançado estudo realizado sobre estas, mostram-se complexas, assim desencadeando informações que permitem entender a importância exercida por estes fenômenos.
Umidade do ar
A quantidade de vapor de água existente na atmosfera é denominada umidade do ar. Os valores podem ser expressos em números absolutos (g/m³) ou em forma relativa (%) ao seu ponto de saturação. Esse é um dos elementos analisados para a caracterização climática de um determinado local.
Entre os métodos utilizados para medir a umidade do ar estão o psicrômetro (calcula a velocidade de evaporação da água) e o higrômetro (mede a quantidade de água presente nos gases). Esses dados podem ser obtidos através de porcentagens, por exemplo: a umidade relativa do ar é de 75%. Nesse caso, significa que restam 25% para o ar reter todo o vapor de água e transformá-lo no estado líquido.
Vários fatores influenciam na umidade do ar, tais como a temperatura, cobertura vegetal, quantidade de edificações, presença de rios, lagos, mares, etc. O vapor de água presente no ar atmosférico pode desencadear nevoeiros, neblinas, orvalhos, geadas, etc.
A umidade do ar de um determinado local interfere diretamente na qualidade de vida dos habitantes.