Jornal
Subtipo da gripe A, o vírus H3N2 atinge crianças e idosos em Campinas
Confirmado em julho primeiro caso da variação em idoso de 68 anos morreu após contrair o vírus. Além do vírus H1N1, casos de H3N2, um subtipo da gripe A que atinge principalmente as crianças até 2 anos e os idosos, estão sendo observados em Campinas. Dos 127 casos de síndrome respiratória aguda registrados na cidade este ano, 14 foram confirmados como o H1N1 e seis como outros subtipos. No mês passado foi registrado o caso de um homem de 68 anos que morreu após contrair o vírus H3N2. Estão sendo analisados outros 34 exames pelo Instituto Adolfo Lutz.
Na semana passada, a Vigilância Sanitária confirmou a primeira morte do ano causada pelo vírus H1N1, conhecido pela gripe A. A vítima foi uma criança de 1 ano, que estava internada desde junho. De acordo com o infectologista Dr. Rodrigo Angerami, o H3N2 também apresenta riscos.
Entenda a diferença entre os vírus
Cada tipo de gripe é nomeado de acordo com a combinação e quantidade de proteínas que ele apresenta. A gripe causada pelo H1N1 é um tipo derivada do vírus influenza, causador da gripe e apresenta as variações A, B e C, que podem sofrer mutações, transformações nas estruturas genéticas, e são altamente transmissíveis. O H1N1 é do tipo A, maior causador de epidemias.
Enquanto o H1N1 possui uma proteína chamada hemoaglutinina, que tem a capacidade de se replicar, e uma neuroaminidaze, com a função de ligar as células, o H3N2 possui uma quantidade maior de proteínas: duas hemoaglutininas e três neuroaminidazes, modificando a forma de infecção do vírus. A transmissão do vírus A não é pelo ar, mas através do contato com superfícies contaminadas.
Em ambos casos os principais sintomas costumam aparecer após 24 horas e são os mesmos: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Além disso, é comum a pessoa infectada