Vidrarias e outros equipamentos de laboratorio
VIDRARIAS E OUTROS EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO:
BECKER:
É de uso geral em laboratório. Serve para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. Pode ser aquecido sobre a tela de amianto.
ERLENMEYER:
Utilizado em titulações, aquecimento de líquidos e para dissolver substâncias e proceder à reação entre soluções. Seu diferencial em relação ao béquer é que este permite agitação manual, devido ao seu afunilamento, sem que haja risco de perda do material agitado.
PROVETA OU CILINDRO GRADUADO:
Serve para medir e transferir volumes variáveis de líquidos em grandes quantidades se necessário. Pode ser encontrada em volumes de 25 até 1000 ml. Não pode ser aquecida.
ALMOFARIZ COM PISTILO:
Usado na trituração e pulverização de sólidos em pequena escala.
BALÃO DE FUNDO CHATO:
Utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo, fazer reações com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre o tripé com tela de amianto.
BALÃO DE FUNDO REDONDO:
Utilizado principalmente em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo, acoplado a um rotaevaporador.
BALÃO VOLUMÉTRICO:
Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções com precisão em laboratório.
[pic]
BURETA COM TORNEIRA DE VIDRO OU TEFLON:
Aparelho utilizado em análises volumétricas não tão precisas. Apresenta tubo de parede uniforme para assegurar a tolerância estipulada com exatidão e gravação permanente em linhas bem delineadas a fim de facilitar a leitura de volume escoado.
CADINHO:
Peça geralmente de porcelana cuja utilidade é aquecer substâncias a seco, podendo fundi-las, e com grande intensidade de calor (acima de 500°C), por isto pode ser levado diretamente ao bico de