Termodinamica
Alberto Carlos Bertuola
2009
1
1. Em alguns locais da Terra a temperatura em graus Celsius é igual à temperatura em graus Fahrenheit. Determine o valor dessa temperatura.
6.
2. Um vento forte sopra sobre uma cidade e a temperatura cai 11,8°C em uma hora. Calcule essa queda de temperatura em °F. 3. A que temperatura a escala Fahrenheit indica uma leitura igual a, a) duas vezes a da escala Celsius e b) metade da escala Celsius? 4. Em vez de definir uma temperatura T como uma função linear de uma certa propriedade física X, podemos definir a temperatura T’ como uma função logarítmica da forma ′ = ln + Em que a e b são constantes. Suponha T’ = 0° no ponto de gelo e T’ = 100° no ponto de vapor. Calcule a temperatura T’ correspondente a 50°C.
No intervalo entre o ponto de congelamento da água a 700,0 °C, um termômetro de resistência de platina é usado para interpolar temperaturas na escala internacional de temperatura. A temperatura na escala Celsius Tc é dada por uma fórmula para a variação resistência com temperatura:
2 = 0 1 + +
em que R0, A e B são constantes determinadas por medidas no ponto de gelo, no ponto de vapor e no ponto de fusão do zinco. a) Se R vale 10,000 Ω no ponto de gelo, 13,946 Ω no de vapor e 24,172 Ω no de fusão do zinco, encontre R0, A e B. b) Trace o gráfico de R em função de Tc, na faixa de temperatura de 0 °C e 700 °C.
7. A razão entre as pressões de um gás no ponto de fusão do chumbo e no ponto triplo, o gás sendo mantido a volume constante, é dado por 2,19816. Qual a temperatura kelvin do ponto de fusão do chumbo? 8. Sabendo-se que ∆ = 0 ∆ em que α é o coeficiente de dilatação linear, l0 é o comprimento inicial da barra e ∆θ é a variação da temperatura da barra, determine: a) A variação da área (∆A) de um disco circular plano de raio R. b) A variação do volume (∆V) de um cubo de aresta a.
5. No problema anterior, seja X o comprimento da coluna líquida de um termômetro