termodinamica
GRADUAÇÃO
Texto: Prof. Dr. José Tomaz Vieira Pereira
Palavras Iniciais
Neste curso é apresentada uma abordagem da termodinâmica, sob o ponto de vista da Engenharia Mecânica, e os exemplos de aplicação procurarão abordar problemas usualmente encontrados pelos Engenheiros Mecânicos no exercício de seu trabalho.
No desenvolvimento do curso são abordados os tópicos que constam da ementa.
Vale enfatizar que a Termodinâmica Clássica, em sua conceituação macroscópica, é uma ciência que procura apresentar os fatos de forma lógica e muitas vezes intuitiva. Pelo fato de muitas coisas parecerem óbvias quando demonstradas por outros, ficamos com a impressão que tudo é muito fácil e que saberemos também fazer as demonstrações com a mesma facilidade. Isso tem trazido para muitos uma surpresa bastante desagradável na hora de verificar os conhecimentos assimilados.
SUGESTÃO: ESTUDE E FAÇA OS EXERCÍCIOS. SÓ ASSISTIR AS AULAS NÃO BASTA.
capítulo 1
1. CONCEITOS E DEFINIÇÕES INICIAIS
TERMODINÂMICA
do Grego THEME - CALOR ramo da Física e da Engenharia
DYNAMIS - FORÇA
Embora vários aspectos pelos quais a Termodinâmica é conhecida vem desde a Antigüidade, seu estudo formal começou no século XIX, motivado pela utilização do CALOR como força motriz. Atualmente: espectro bastante abrangente, como ciência da ENERGIA e das relações entre as PROPRIEDADES da matéria. Na Física - interesse em compreender os fundamentos dos comportamentos Físico e Químico da matéria e usar os princípios termodinâmicos para estabelecer relações entre as propriedades da matéria.
Na Engenharia - interesse em estudar sistemas e suas relações com a vizinhança. A relação seguinte mostra algumas áreas de aplicação da Termodinâmica na Engenharia.
Motores de automóveis
Turbinas
Bombas e Compressores
Usinas Térmicas (nucleares, combustíveis fósseis, biomassa ou qualquer outra fonte térmica)
Sistemas de propulsão