Agrofloresta de baru: influência de leguminosas e milho na fertilidade do solo
Agrofloresta de baru: influência de leguminosas e milho na fertilidade do solo
Leonardo Brandão Gonçalves Bizinoto (1); Loyanne Oliveira de Jesus (2); Ana
Carolina Freitas Xavier (2); Silas Lima Bittencourt (2); Denys de Melo Souza (2);
Leonardo Santos Collier (3)
(1)
a
(2)
Acadêmico do curso Eng Florestal da UFG, bolsista do programa PIBIC do CNPq. leobizi@hotmail. Acadêmicos a (3) do curso de Eng Florestal da UFG.
Professor Adjunto IV da Escola de Agronomia da UFG, Goiânia, GO. collierufg@gmail. RESUMO: O cultivo consorciado de árvores com espécies forrageiras ou grãos visando otimização do uso do solo constitui um dos princípios dos sistemas agroflorestais. Mesmo com os benefícios da presença do componente arbóreo, a competição das espécies por recursos naturais como os nutrientes do solo pode exigir maior aporte de fertilizantes, principalmente em solos com limitações químicas como no Cerrado. O presente trabalho quantificou a alteração nos atributos químicos da fertilidade do solo em sistema agroflorestal com barueiros na camada de 0-0,2m em três momentos de observação: out/2010, jun/2011 e ago/2012. As amostras foram coletadas em delineamento de blocos ao acaso com 5 tipos de plantas de cobertura para adubação verde introduzidas em Nov/2010, onde foi plantado milho no ano seguinte. Apesar da adubação no plantio do milho, os atributos se mantiveram sem diferenças, mas houve redução da
CTC. Não houve diferença entre os atributos químicos do solo nas entrelinhas dos barueiros e próximos das árvores após o cultivo de milho, o que demonstra que a competição permite o cultivo simultâneo. O resultado obtido é positivo diante da biomassa produzida durante o período, mas o sistema necessita de alterações no manejo que garantam incremento da fertilidade.
Termos de indexação: químicos do solo.
consórcio,
atributos
INTRODUÇÃO
Os sistemas agroflorestais (SAF’s) combinam cultivos simultâneos e/ou sequenciais