Termodinamica
De
Física
Nome:
N:
Evidencias Termodinâmicas da evolução do Universo
Os Conceitos básicos da Termologia e, principalmente, da Termodinâmica são necessários para a montagem de um modelo completo do Universo e, inclusive, despertar nossa sensibilidade para sua continua evolução.
Um sistema de muitas partículas isolado em rápida expansão (termodinâmico e adiabático) que evoluiu de um estado muito condensado e quentíssimo para o atual, pouco denso e frio.
Ficha Termodinâmica do Universo atual
Nome:Universo. Representa toda a matéria, espaço, tempo e energia que conhecemos e podemos medir.
Idade: 13,7 bilhões de anos com precisão de 0,2 bilhões de anos para mais ou para menos.
Dimensão: Raio da ordem de 1026m, considerando-o esférico.
Massa: 1054kg, incluídas a matéria escura (22%) responsável pela atração gravitacional e a energia escura (74%) que impulsiona a expansão acelerada do Universo.
Constituição Básica: 75% de hidrogênio, 23% de hélio e 2% dos outros elementos como constituintes básicos das galáxias e estrelas. O restante do espaço é preenchido por radiação eletromagnética de várias frequências, havendo um fundo de micro-ondas (lambda = 1,0mm) presente em todos os pontos: a radiação cósmica de fundo (RCF). A matéria é formada por partículas fundamentais (quarks e elétron), assim como a radiação é constituída por pacotes discretos de energia chamados fótons. Essa fragmentação faz supor a existência de um processo explosivo na formação do Universo, chamado de Big Bang.
A matéria (m) e a energia radiante (E) são equivalentes de acordo com a expressão de Einstein (E = mc²) e tanto as partículas elementares como a radiação podem apresentar comportamento corpuscular ou ondulatório. Essa complementaridade e equivalência entre massa e energia sugere-lhes uma origem comum, a partir de um estado inicial concentrado.
Nas experiências de alta energia, ocorre o aparecimento de antimatéria, que em contato com a matéria produz