faculdafe de tecnologia
1049 palavras
5 páginas
Universidade Federal do AmazonasFaculdade de Engenharia da Computação
Projeto Final I
Professor: Vicente Lucena
Aluna: Kely Maciel Braule Pinto
Matrícula: 20901652
Resumo - Capítulo 2 - Comunicação
Livro: Introdução à Engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos.
O capítulo trata a respeito da comunicação na profissão de Engenharia. Um profissional eficiente é também aquele que sabe se expressar, comunicando com eficácia ideias e resultados de seu trabalho. O sucesso profissional depende tanto da qualidade do trabalho realizado, quanto da habilidade de fazer com que as pessoas entendam o que foi feito.
No seu dia-a-dia, o engenheiro precisa saber se comunicar. A comunicação é parte inerente ao trabalho do engenheiro. Um engenheiro precisa expedir ordens para os seus subordinados, realizar projetos para clientes, confeccionar relatórios para a direção da empresa, preparar manuais de utilização de produtos, divulgar seus trabalhos em congressos, seminários, revistas técnicas, etc.
Mas o que é a comunicação? A comunicação é o processo que pressupõe de pelo menos seis elementos: emissor, receptor, mensagem, meio de transmissão, ruído e código. O emissor envia a mensagem; a mensagem é o assunto a ser transmitido; o receptor é aquele que capta e decodifica a mensagem; o meio de transmissão é o canal por onde a mensagem trafega, podendo ser a folha de papel no caso de um relatório escrito, por exemplo; o código é a linguagem utilizada; o ruído é composto de interferências que dificultam a boa comunicação da mensagem.
Para elaborar trabalhos escritos, precisamos executar uma boa redação. É necessário, no mínimo, o domínio do código a ser utilizado, no caso, textos escritos. Devemos ter observação pela boa ortografia, pontuação e concordância gramática. A qualidade da redação evolui com as práticas da boa leitura e da constante elaboração de redações. Podemos incluir facilitadores para a elaboração de redações, como documentar tudo o que for feito