Termistores NTC e PTC
Os termistores são semicondutores sensíveis a temperatura. A resistência elétrica dos termistores pode variar tanto de forma proporcional quanto de forma inversa a temperatura na qual o mesmo for exposto. São úteis industrialmente para detecção automática, medição e controle de energia física. Os elementos resistivos são oxido de metais como manganês, níquel, cobalto, cobre, ferro, titânio.
Existes duas variedades básicas de termitores: os de coeficiente positivo de temperatura (PTC) e os de coeficiente negativo de temperatura (NTC).
NTC: vem do inglês Negative Temperature Coefficient. São termistores cuja a variação de resistência a temperatura é negativa, ou seja, a resistência diminui com o aumento de temperatura. O NTC é mais usual na medição e controle de temperatura. É um dos sensores de temperatura que fornecem a maior variação da saída por variação de temperatura, mas a relação não é linear.
PTC: vem do inglês Positive Temperature Coefficient. São termistores de variação de resistência a temperatura positiva, ou seja, ao contrário do NTC, o PTC aumenta a resistência quando se aumenta a temperatura. O valor absoluto do coeficiente térmico dos PTC’s normalmente é bem maior que o dos NTC’s.
1. Aplicações práticas
A principal função de um termistor é a medição de variações de temperatura, se tornando de extrema importância em inumeros processos, seja no funcionamento de máquinas, na realização de experimentos ou na fabricação de produtos. A gama de utilização dos termistores é vasta, abrangendo desde aplicações de entretenimento até profissionais, entre elas, podemos citar:
Química: calorimetria, regulação de nível de líquidos e medição de condutividade térmica de gases;
Física: medição de vácuo, medição de vazão de gases e líquidos e radiometria;
Medicina: termômetros;
Regulação de temperaturas: congelador, máquinas de lavar, forno elétrico, sistema de aquecimento e sistemas de