eletronica
Curso: técnico em automação industrial
Fase: 2
Instumentação
Sensores térmicos
Lages 27/09/13
Sensores térmicos NTC e PTC
Sem sombra de dúvida, uma das grandezas mais difíceis de ser mensurada e, principalmente, controlada, é a temperatura. Isso porque além dos instrumentos e demais acessórios envolvidos na
medição, os fatores externos também influenciam na medida e na operação do sistema como um todo
Os termistores, que têm seu nome oriundo do inglês thermal resistors , são resistores semicondutores sensíveis à temperatura e têm, de acordo com o seu tipo, um coeficiente resistência / temperatura negativo (NTC) ou positivo (PTC).
Essa distinção entre o termistor PTC ( Positive Temperature Coefficient ) e o NTC ( Negative Temperature Coefficient) é caracterizada pelo material que é empregado em sua construção. Tais dispositivos são construídos a par tir de misturas de cerâmicas de óxidos semicondutores, tais como titanato de bário para os PTCs, e magnésio, níquel, cobalto, cobre, ferro e titânio para os NTCs.
Tipicamente operando sobre uma escala de -200°C a + 1000°C, esses elementos são fornecidos nos formatos de bolha de vidro, de disco, de microplaquetas e de ponta de prova. Os NTCs devem ser escolhidos quando uma mudança contínua de resistência é requerida sobre uma larga escala de temperatura. Têm como principais características: estabilidade mecânica, térmica e elétrica, junto com um elevado grau de sensibilidade.
A combinação excelente de preço e desempenho propiciou o uso extensivo de termistores NTC em vasta gama de aplicações, tais como na medida e no controle da temperatura, na compensação da temperatura, na supressão de surtos e na medida do fluxo de líquido.
Por sua vez, os termistores do tipo PTC deverão ser escolhidos quando uma mudança drástica na resistência for requerida em uma temperatura específica ou em um nível de corrente. Os PTCs oferecem melhor