Termistores
Termistores – NTC e PTC
Gustavo Rodrigues de Souza, 9915214 - Engenharia Elétrica - UFPR
Gustavo X, 00000 - Engenharia Elétrica - UFPR
Resumo - Os termistores são excelentes sensores para aplicações que seja necessário uma alta sensibilidade com as mudanças de temperatura. As aplicações de termistores estão mais voltadas à área média e na biologia.
Palavras chave – termistores e termoresistências, NTC e
PTC, variação da resistência .
I. INTRODUÇÃO
Os termistores fazem parte da classificação de termoresistência. Termistores são sensores de temperatura fabricados com materiais semicondutores.
II. CONSIDERAÇÕES
A resistência elétrica dos termistores pode variar tanto de forma proporcional ou inversa com o aumento de temperatura ao qual o sensor for exposto. Por essa característica é feita uma classificação do termistores, sendo NTC(negative temperature coeficiente) e PTC(positive temperature coeficiente). FIGURA I
CURVAS DOS SENSORES PTC E NTC
O NTC é mais utilizado do que o PTC, devido a maior facilidade de ser manufaturado. O PTC tem como sua peculiaridade possuir um ponto de transição, somente a partir de uma determinada temperatura exibirá uma variação ôhmica com a variação da temperatura.
FIGURA II
SENSORES DE TEMPERATURA
Os RTDs são formados por materiais como o níquel, a platina ou uma liga niquel-platina. Já os termistores são fabricados de material semicondutor, tais como óxido de níquel, cobalto ou magnésio e sulfeto de ferro. Os óxidos semicondutores reagem de forma diferente do que os metais que formam os RTDs, para o NTC a resistência descresce exponencialmente com o aumento da temperatura.
Como o NTC não possui um comportamento linear da resistência com a variação da temperatura, é necessário a utilização de algum circuito que ajuste a curva exponencial para uma aproximação linear. Alguns exemplos de modelo de circuito que fazem a aproximação são: Ponte de Wheatstone e
Amplificador
operacional.