Termistor
K006 - LANTERNA AUTOMÁTICA
Esse circuito acionará automaticamente as lanternas de seu carro quando detectar tal necessidade, ao escurecer o dia. Será responsável também por desligá-las automaticamente quando a ignição do veículo for desativada, evitando a indesejável surpresa de ter a bateria descarregada por esquecer as lanternas ligadas.
Os contatos do relé RL1 são ligados em paralelo com o interruptor das luzes da lanterna, sendo que quando o relé for acionado, o mesmo acontecerá com as luzes da lanterna.
O circuito elétrico se encontra na figura 1. Para acionar
RL1, é necessário corrente de base em Q1, que está ligado a Q2 em configuração darlington.
Ligado ao anodo de D1 temos um divisor de tensão formado por R1, trim-pot R2 e pelo LDR, sendo que a D1 é entregue a tensão sobre o LDR.
Iluminada, a resistência do LDR é muito baixa, sendo baixa também a queda de tensão em seus terminais, e portanto o capacitor C1 carrega-se com tensão insuficiente para permitir corrente de base suficiente em Q1 para acionar o relé.
Quando a intensidade de luz que incide no LDR cai a um certo nível, escurecendo-o, sua resistência aumenta, aumentando a tensão em C1 e levando os transistores ao regime de condução, acionando o relé RL1, que por sua vez liga as lanternas.
D1 e C1 impedem que o circuito responda ás variações rápidas da intensidade luminosa sobre o LDR, impedindo, por exemplo, que a lanterna apague quando LDR for iluminado pelas luzes de um carro que trafegue na via oposta.
Para instalação, siga o