Trabalho Termistor
Os termistores são resistores termicamente sensíveis, cujas características exibem grandes mudanças na resistência com uma pequena mudança da temperatura do corpo, devido à alteração na concentração de portadores de carga. Esta mudança da resistência com a temperatura pode resultar em um coeficiente negativo da resistência, onde a resistência diminui com um aumento na temperatura (termistor NTC ). Quando a resistência aumenta com um aumento na temperatura, o resultado é um coeficiente positivo da temperatura (termistor PTC). A maioria dos metais têm um coeficiente positivo de temperatura.
Os termistores são fabricados depositando-se uma pequena quantidade de pasta semicondutora sobre fios de liga de platina. Posteriormente, as unidades são revestidas com um epoxi para a proteção e a estabilização. A natureza do material do termistor possibilita que mudanças mínimas na temperatura do corpo, gerem uma grande mudança na resistência medida, esta relação é exponencial.
NTC:
O NTC (Negative Temperature Coefficient, Coeficiente Negativo de Temperatura), tem resistência inversamente proporcional à temperatura. Ele é feito de compostos semicondutores, como os óxidos de ferro, magnésio e cromo. Quando submetidos à tratamento de envelhecimento adequado, possuem boa estabilidade.
O tempo e resposta podem variar desde uma fração de segundos até minutos, dependendo do tamanho da massa detectora e da capacidade térmica do termistor. O limite superior de temperatura de funcionamento depende das mudanças físicas do material ou soldas usados para ligar as conexões elétricas é geralmente de 400º C, o limite inferior de temperatura é de –269º C, porém industrialmente são utilizados –60º C.
PTC:
O PTC (Positive Temperature Coeffient) tem resistência proporcional a temperatura, e atua numa faixa restrita, em virtude da falta de linearidade. A variação da resistência é maior que a de um NTC, na mesma faixa. Seu uso é mais freqüente como sensor de sobretemperatura, em