Teresópolis- história
A fazenda denominava-se "Santo Antônio" ou "Sant'Ana do Paquequer" e acabou por gerar o primeiro povoado de maior importância ao longo do caminho que ligava a Corte à província das Gerais, desenvolvendo, de maneira considerável, a sua agricultura e pecuária e o veraneio da região.
A Família Imperial Brasileira encantou-se profundamente com as belezas naturais e clima desta região serrana, onde, em frequentes visitas e períodos de férias na região, descansava. As origens de Teresópolis datam, portanto, da primeira metade do século XIX.
Lentamente, o povoado foi se desenvolvendo e passando à categoria de Freguesia de Santo Antônio do Paquequer, em 1855.
Ao contrário do que muitos pensam, todo o crescimento e posterior desenvolvimento deste pequeno núcleo se verificou no sentido Norte-Sul, isto é: os comerciantes que vinham das Minas Gerais em direção ao Porto da Estrela, nos fundos da Baía de Guanabara, passando por Petrópolis, visavam a esta região como ponto estratégico de repouso.
Em 6 de julho de 1891, através do decreto 280 do então governador Francisco Portela, a freguesia foi alçada à condição de município, passando a denominar-se "Teresópolis" (nome em homenagem à imperatrizdona Teresa Cristina, mulher do imperador dom Pedro II), sendo desmembrado o seu território do município de Magé.
Durante muitos anos, Teresópolis permaneceu com uma via de transportes incipiente até que, em 1908, foi inaugurada a estrada de ferro que propiciou um certo progresso da área. Só bem mais tarde o fluxo de desenvolvimento foi alternado no sentido Sul-Norte, com o advento da