Terceiro setor
Segundo Vilabol, (2008) “Pode ser caracterizado como um estudo de uma entidade bem definida, como um programa, uma instituição, um sistema educativo, uma pessoa, uma unidade social. Visa conhecer o seu “como” e os seus “porquês”, evidenciando a sua unidade e identidade própria”.
“É uma investigação que se assume como particularística, debruçando-se sobre uma situação específica procurando descobrir o que há nela de mais essencial e característico”. (ALICE, 2008, p. 5)
2.1.1 Caracterização da empresa
• Razão Social
Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva.
• Ano de Fundação
11 de Julho de 1995
• Início das Atividades
Iniciou suas atividades desde a sua fundação em 1995, a partir de um problema pessoal vivido pela família Paiva, aonde foi descoberto em um filho desta família o diagnóstico de câncer.
• Como era a Contabilidade e os Procedimentos de Auditoria no início das atividades e nos dias atuais.
A instituição quando iniciou suas atividades não tinha o setor de Contabilidade. O setor administrativo era quem registrava o que entrava através de doações da população e dos parceiros e o que saía em serviço prestado pela entidade.
Atualmente, pratica Contabilidade terceirizada, por isso, a necessidade do profissional contábil ser inserido nesta organização; isto irá diminuir significativamente os custos com contador externo e fará com que a arrecadação de recursos como incentivos fiscais, DOAÇÕES e patrocínio (parceiros comerciais) gere uma maior receita para a OnG.
O trabalho realizado pelo Auditor Interno fará constatações sobre a idoneidade ou não desta empresa, através dos procedimentos de auditoria.
Por conseguinte, todas as entidades sem fins lucrativos, exceto OnG´s, que tenham receita