Terceiro Setor
Pelo desenvolvimento do trabalho vem abordando os três setores de trabalho dentre se inicia pelo primeiro setor responsável pelo governo nas questões sociais. O segundo setor é privado, responsável pelas questões individuais. O terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem com objetivo gerar sérvios de caráter público. Dentre seus objetivos se destacam a busca de novas formas de articulação da sociedade Civil e seus fortes desafios é sua eficiência com a transparência e Sustentabilidade.
Em consequência da característica de componentes do terceiro setor vem inserindo o trabalho voluntário que com seus fatores de crescimento das organizações não governamentais, definido por lei que é um trabalho não remunerado (sem fins lucrativos), os voluntariados são grupos sociais e comunitários que desempenha toda a atividade de reverte a favor do serviço e do trabalho. O terceiro setor se desenvolve em forma conjunta com os voluntariados, para o funcionamento do setor terciário é necessária a introdução do trabalho voluntario das pessoas.
O trabalho voluntário não apenas se manifesta em empresas, mas também em comunidades em diversos setores como na saúde, educação, assistência social, cidadania, na ecologia e na cultura.
1. O TERCEIRO SETOR
Parafraseando Che Guevara, o principal desafio do Terceiro Setor é “endurecer sem perder a ternura”, ou seja, adotar técnicas de gerenciamento que modernizem o setor sem perder suas características básicas. Assim, deve-se avançar nos processos de recrutamento, registro e controle de voluntários, mas sem perder o espírito de solidariedade e o modo de convivência que caracteriza a área social. O desafio é conciliar eficiência com democracia. Alcance de metas com cidadania e respeito ao público beneficiário com respeito aos colaboradores do projeto social. Esse desafio não deve ser visto apenas como um valor a ser seguido, sem importância para a