Terceiro setor
É o setor publico não estatal mas presente na esfera do quaternário (alguns serviços > educação, meio ambiente, saúde, segurança) .
Atua racionalmente como se fosse setor privado, porém com algumas especificidades, dentre elas legislação própria, lucros reinvestidos na própria atividade.
*Obtém relação com o estado
*a partir dos anos 90 > redução do estado na esfera econômica.
* há uma maior presença do mercado no gerencial econômico em geral.
*Há cada vez mais demandas sociais a cargo do estado...
* prestador de serviços para dar conta das demandas sociais...
*É um dos setores que mais gera renda da realidade
*as demandas sociais não dão conta do mercado, então cria-se empresas privadas para dar conta das demandas.
*empresas mais comuns > ONGS, entidades filantrópicas, cooperativas de trabalho, sindicatos e/ou associações profissionais...
PRINCIPIOS NORTEADORES
*Cidadania, responsabilidade social, ampliação de direitos, democratização dos serviços públicos, inscersão na gestão pública, desenvolve políticas locais de combate aos desequilíbrios sociais( pobreza e desemprego, desperta formas de solidarismo, e participação empresarial na esfera pública, alargamento do espaço privado no espaço público)
CRÍTICAS AO TERCEIRO SETOR
*despolitização(Tira grande poder de pressão social de sindicatos pois acharam uma forma de amenizar, enfraquecimento e flexibilização do estado, desincumbe o capital na geração de renda e emprego, políticas colaboracionistas que enfraquecem a organização dos trabalhadores.
O QUE O TERCEIRO SETOR QUER DO ESTADO
*incentivo e gerenciamento de políticas públicas, parceria nas questões sociais, permitir sinergias entre setores de atividade pública e privada.
* Emprega MT gente, demanda imensa de verbas, certo espírito solidário, porém explora muita