A arte da guerra na atividade policial militar
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA
ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DO CIDADÃO
80 - JUSSEMAR
6º PELOTÃO – SEGUNDA COMPANHIA
TRABALHO DE LEGISLAÇÃO MILITAR II
MANAUS - 2011
80 – Jussemar Galdino da Silva
Princípios da Arte da Guerra na atividade policial militar
Trabalho solicitado pelo instrutor CEL AZAMOR, para fins avaliativos e obtenção de nota na disciplina Legislação Militar II.
Segurança Pública e do Cidadão - UEA
Manaus, 06 de dezembro de 2011 PRINCÍPIOS DA ARTE DA GUERRA NA ATIVIDADE POLICIAL MILITAR
A atividade policial militar é fundamental dentro de um Estado. É a partir dessa atividade que podemos trabalhar, quando falamos em segurança pública, em prol da massa, seja por meio da prevenção, que visa o não cometimento de crimes, ou pelo uso coercitivo da força policial, a qual atua diretamente no momento do delito ou logo após o cometimento deste.
Segundo Sun Tzu a guerra é de vital importância dentro do estado, pois é a partir dela que se pode decidir entre a vida e a morte, a direção entre a sobrevivência e a destruição. Os policiais militares vivem constantemente um cenário de “guerra” urbana e para combater tal guerra é de interesse de todos que esses profissionais de segurança pública tenham domínios de uma infinidade de conhecimentos estratégicos militares. Nesse caso vamos destacar a aplicabilidades de três princípios básicos da Arte da Guerra de Sun-Tzu na atividade policial militar.
• Sun Tzu diz: conheça seu inimigo e conheça a si mesmo e em 100 batalhas você nunca correrá perigo. Aplicando esse princípio na carreira policial militar, podemos inferir que antes de partir para qualquer missão deve-se ter conhecimento das