terceiro setor
Nos países desenvolvidos, segundo dados da ONU, o Terceiro Setor movimenta cerca de 6% do PIB e emprega mais de 12 milhões de pessoas. As ações dessas entidades beneficiaram, durante a década de 1990, mais de 250 milhões de habitantes desses países.
No Brasil, o governo já cadastrou mais de 250 mil entidades do Terceiro Setor, que empregam cerca de 2 milhões de pessoas. Pesquisas do IBGE concluíram que 15 milhões de brasileiros doaram recursos para essas entidades. Há também cerca de 2 milhões de voluntários trabalhando nesse setor. Mas apenas 7% dos jovens brasileiros participam de alguma atividade voluntária - enquanto que, nos Estados Unidos, essa porcentagem chega a 62%.
A popularização da internet tem facilitado a divulgação do trabalho dessas entidades e a formação de redes de informação e solidariedade, acelerando o crescimento do número de trabalhadores voluntários e a arrecadação de dinheiro.
Para conhecer melhor o Terceiro Setor é preciso compreender como uma sociedade se organiza. Basicamente, toda sociedade comporta três setores:
Primeiro Setor: corresponde à vontade popular, que se manifesta por meio do voto e confere poder aos governantes;
Segundo Setor: corresponde à livre iniciativa, que opera o mercado e define parte da agenda econômica utilizando o lucro como instrumento;
Terceiro Setor: corresponde às instituições sem fins lucrativos, que geram bens e serviços de caráter público, como ONGs, instituições religiosas, clubes de serviços, entidades beneficentes, centros sociais, organizações de voluntariado, etc.
O que caracteriza cada setor em relação aos recursos financeiros:
Primeiro Setor: dinheiro público para fins