Terceiro setor e gestão social
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 03
TERCEIRO SETOR E GESTÃO SOCIAL 04
SURGIMENTO DO PLANEJAMENTO 05
SERVIÇO SOCIAL E A INTERDISCIPLINARIDADE 10
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAIS BIBLIOGRÁFICOS 13
INTRODUÇÃO
Em breve retrospectiva, Tenório (2004) afirma que:
No passado brasileiro, dos anos 30 aos 80 do século XX, ações estratégicas foram planejadas por diferentes governos por meio de mecanismos institucionais e organizacionais – planos nacionais de desenvolvimento e criação de superintendências regionais como foram o caso das extintas Sudene, Sudam, Sudeco.
Com o advento do (neo) liberalismo econômico, nos anos 1990, este tipo de proposta foi “desativada”, surgindo então a ideologia do “Estado mínimo”, que prega o seguinte ideário: quanto menos Estado melhor o desempenho de uma sociedade.
Neste início de século XXI a ideologia do liberalismo econômico, portanto, de um pensamento único, tem orientado os governos de turno no Brasil, na América Latina (exceto Cuba) e em outros continentes sem, contudo, resolver os problemas crônicos que têm acompanhado a história, quer do Brasil, quer dos países latino americanos de uma maneira geral (Tenório, 2004:144-7).
Com o intuito de responder de forma mais eficiente às demandas e necessidades sociais, dá-se início ao planejamento, e, o processo de política pública passa a significar uma forma moderna de lidar com as incertezas decorrentes das rápidas mudanças do contexto.
Assim, leciona Tenório