Gestão do terceiro setor: reinserção social de moradores de rua
PROJETO DE PESQUISA
Iniciação Científica
GESTÃO DO TERCEIRO SETOR: REINSERÇÃO SOCIAL DE MORADORES DE RUA
JAIR RODRIGUES PIRES
TURMA - 31SSA
CURSO:
SERVIÇO SOCIAL
ORIENTADORA:
PROFa. Ms. Renata Nascimento Silva
2011
SUMÁRIO
1. Introdução 03
2. Justificativa 06
3. Metodologia 06
4. Cronograma 06
5. Referências 07
1. INTRODUÇÃO:
O tema escolhido para o desenvolvimento desta pesquisa de Iniciação Científica se insere na área dedicada aos estudos da gestão de organizações do Terceiro Setor, voltadas para o atendimento de pessoas conhecidas como: moradores de rua.
Nessa direção a base conceitual da pesquisa se concentra de um lado nas investigações acadêmicas que se debruçam sobre o perfil dessa população bem como da ausência de direitos vivenciadas por esses não-cidadãos (ALVAREZ; ALVARENGA, 2009).
Assim, a cidadania será um dos conceitos referenciais para o desenvolvimento dessa investigação, pois conforme CARVALHO (2002) e MANZINI-COVRE (1995). implica na interdependência e na indivisivibilidade dos Direitos Civis; Direitos Políticos e Direitos Sociais que compõem os chamados Direitos da Cidadania.
Nessa direção, conforme pesquisa realizada pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em abril de 2008, realizada em 71 municípios brasileiros: 82% dos moradores de rua é do sexo masculino e 53% possui entre 25 e 44 anos. Os principais motivos que levaram essas pessoas a viver e morar na rua são problemas de alcoolismo e drogas, desemprego e desavenças familiares. (MISSÃO VIDA, 2011)
Os dados demonstram ainda a dura realidade dos moradores de rua e a ausência dos preceitos básicos de dignidade e cidadania: 24,8% não possuem quaisquer documentos de identificação; 19% não conseguem fazer, ao menos, uma refeição por dia; 61,6% não exercem o direito de cidadania elementar que é o voto por