Lab3
C
[pic]
Com base no programa-exemplo Lab03 , construa uma “Windows Application” em VB.net a ser chamada por Lab03c , que apresente ao usuário o formulário acima, com as funcionalidades equivalentes ao do Lab03, e observando as seguintes características e determinações:
Use o “Group Box” da Tool-Box para organizar os objetos na interface. É o caso do grupo “escolha o valor de A e B”, “Avaliação de B”, etc. Para montar o Group Box não se esqueça de primeiro selecioná-lo (as ponteiras devem estar nele) para então incluir os objetos/componentes que vão ficar dentro dele.
a caixa “valores selecionados” deve ser um LABEL . Lembre-se que para pular linha você pode usar o vblf.
a caixa “resultados” deve ser uma TEXTBOX . Lembre-se que num TextBox você pode usar o vbcrlf ou vbnewline para pular linha.
os “CheckBox” da seleção dos cálculos serão assinalados pelo USUÁRIO, assim como os “Radio Button” da área de escolha do valor de A e B .
Dentro de “avaliação de A” e “avaliação de B” , tanto os “CheckBox” quanto os “Radio Button” serão assinalados ou desassinalados somente pelo seu PROGRAMA, de acordo com as propriedades matemáticas do número escolhido.
O operador matemático da divisão real é a barra “ / ”
O operador matemático da divisão inteira é a contra-barra “ \ “
Não se esqueça que divisão por zero dá um erro de “run-time”, que pode ser tratado através de cláusulas “On Error” (tratamento de exceção) ou detectado na programação normal. Neste exercício vamos optar pela segunda alternativa, ou seja, vocês devem programar de forma a evitar o erro, registrando no resultado a impossibilidade de realizar a operação quando for o caso.
O cálculo da Hipotenusa é assim definido: Raiz quadrada da soma dos quadrados dos catetos A e B (você se lembra disso ? ! ...)
Para calcular se um número é divisível ou não por outro, você pode usar o operador