Terceiro setor e as ong's
A partir deste, apresentamos o Terceiro Setor. Algo que muitas pessoas não conhecem. O Terceiro setor é constituído por ONGs, instituições religiosas, clubes de serviços, entidades beneficentes, pessoas físicas, centros sociais, organizações de voluntariado entre outros. Resumidamente, o Terceiro Setor gera bens e serviços de caráter público.
O que diferencia este dos outros setores, é a finalidade. Enquanto as empresas privadas buscam lucros, este busca através de mobilizações de recursos humanos, atender as necessidades de grande parte da sociedade. Portanto, atuam nas áreas de educação, saúde, esportes, lazer, qualificação profissional, cultura, etc.
Pretendemos tratar a questão de forma mais abrangente possível, mostrando os objetivos, as fontes de financiamento, a divulgação o corpo responsável e o público.
DESENVOLVIMENTO
1. Os Setores
A sociedade é constituída por três setores:
1º) O Primeiro Setor – É o governo (dinheiro público para fins públicos).
2º) O Segundo Setor – É o privado. Responsável pelas questões individuais (dinheiro privado para fins privados).
3º) O Terceiro Setor – São organizações sem fins lucrativos. Geram fins de caráter público (dinheiro privado para fins públicos).
2. O Terceiro Setor
O Terceiro Setor tem como conceito, a prática de valores, incentivo as pessoas a buscarem qualidade na vida pessoal de do próximo, as virtudes sociais, as melhorias nas habilidades profissionais e o amadurecimento dos cidadãos.
Podem ser sinônimos ao Terceiro Setor os termos: Voluntariado, cooperativismo, humanismo, partilha, independência, iniciativas beneficentes etc.
2.1 Os personagens do Terceiro Setor
Fundações: São as instituições que financiam o terceiro setor, fazendo doações as entidades beneficentes. Devido a inflação e roubos do dinheiro, as instituições tem ficado sem fundos e assim, passam a viver das contribuições anuais das empresas que as criaram.
Tamanho: Possui 12 milhões de pessoas,