Karima
Esta pesquisa é uma atividade da disciplina de Oficina da investigação da realidade e versa sobre o processo de trabalho da Assistente Social em uma instituição do terceiro setor, instituição esta denominada Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) .
As instituições do terceiro setor estão inseridas na sociedade com uma função muito clara, uma vez que nas áreas nas quais o Estado se isenta de suas responsabilidades as mesmas são chamadas a intervir.
Uma dessas organizações é a Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), que existe no Brasil desde 1954, a mesma surgiu no Rio de Janeiro, no dia 11 de dezembro de 1954 com o objetivo de promover a atenção integral á pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla. E já em Paranavaí a mesma foi fundada em 03 de agosto de 1969 para complementar e viabilizar o desenvolvimento educacional dos alunos, para atendimento contra turno, contando com uma equipe técnica terapêutica, composta por fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, sendo todos pós-graduados.
O objetivo geral desta pesquisa ora apresentado é conhecer o processo de trabalho do assistente Social na APAE de Paranavaí. Para tanto a priore foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com a utilização de dois autores, Carlos Montaño (2003) e Maria da Gloria Gohn (2005). A seguir foi realizada uma pesquisa de campo, com a assistente social que trabalha no lócus da pesquisa, agendando uma entrevista por telefone e a seguir a realização da pesquisa na APAE, contamos com um roteiro de questões pré-estruturada, onde as falas coletadas foram transcritas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa.
A realização deste trabalho justifica-se pois a APAE é um dos campos sócio ocupacionais para o assistente social, e enquanto acadêmicas é importante que tenhamos um contato com a área de trabalho, assim adquirindo experiências para nossa formação.
Palavras Chave: Terceiro