TERCEIRO SETOR- DESENVOLVIMENTO E SUA RELEVÂNCIA PARA A SOCIEDADE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE
SAÕ GABRIEL D’OESTE – MS
02/05/2013
RESENHA
TERCEIRO SETOR- DESENVOLVIMENTO E SUA RELEVÂNCIA PARA A SOCIEDADE
O terceiro setor é composto por Organizações Públicas e privadas sem fins lucrativos, entre as organizações que fazem parte, podemos citar principalmente as ONGs (Organizações não Governamentais) e OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público).
Muitos não têm conhecimento do seu significado e de sua importância para a sociedade, mas é através dele que algumas pessoas no País são beneficiadas e conseguem alcançar uma melhor qualidade de vida. É o setor composto por Associações e Fundações que trabalham para gerar bens e serviços públicos à sociedade.
O Governo e o Estado sempre tiveram associado dos seus Programas, o assistencialismo, mas com o passar do tempo foram perdendo as forças e foram percebendo que não poderiam realizar tudo para todos em todas as áreas.
Dessa forma, houve o enfraquecimento e a perda dos modelos totalitários.
A partir daí, a Sociedade Organizada assumiu algumas posições e começou a criar movimentos a favor de causas sociais importantes. No período entre Império e 1ª República de 1822 a 1930, as ações sociais tinham um caráter unicamente religioso, eram influencia da Colonização Portuguesa e pelo domínio da igreja Católica.
A partir da Revolução da década de 1930 a 1960, foi criada a primeira lei brasileira que regulamentava as regras para declaração de utilidade pública e também o Conselho nacional do Serviço social.
Desde essa época, algumas famílias privilegiadas já realizavam ações filantrópicas, que foram ganhando um grande espaço no serviço social.
Por conta da limitação da participação popular na esfera pública, na época do Governo Militar entre 1960/1970, que as iniciativas e os movimentos populares realmente começaram.
A partir daí a Sociedade Civil se fortaleceu em