economia
ESCOLA POLITECNICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL
PROF. JOSÉ ROBERTO RIBAS
EXERCÍCIOS PARA ESTUDO DE CASO 021
VALOR PRESENTE E VALOR FUTURO
1. Um engenheiro industrial recebeu um bônus de $12,000 a ser investido imediatamente. Ele deseja calcular o valor equivalente após 24 anos, ocasião em que pretende utilizar todo o montante para pagar à vista na aquisição de uma casa de praia. Assumindo uma taxa de retorno de 12% ao ano, determine o valor que ele poderá pagar pela casa daqui a 24 anos.
2. A Hewlett-Packard concluiu um estudo indicando que os $50,000 resultantes da redução na manutenção neste ano (isto é ano zero) em uma linha de processamento resultou da tecnologia de fabricação baseada em circuitos integrados melhorados que possibilitavam a rápida modificação de projetos.
a. Caso a HP considere que tal economia lhe permitira aplicar este recurso em um investimento produtivo que lhe renderá 20% ao ano, quanto ela terá lucrado após cinco anos?
b. Com tal rentabilidade, quanto deveria ser a economia da HP para que ela recebesse 100 mil do investimento produtivo ao final dos cinco anos?
3. Um engenheiro consultor independente reviu os registros e constatou que o escritório o qual está analisando consumiu em materiais de consumo durante os últimos cinco anos os seguintes valores:
Ano -5
Ano -4
Ano -3
Ano -2
Ano -1
$600
$175
$300
$135
$250
Se o engenheiro quiser saber o valor presente equivalente de tais despesas, sabendo que a taxa de juros é de 15% ao ano, qual será este valor?
1
Tradução livre de BLANK, L.; TARQUIN, A. Engineering Economy, 6ª ed., New York: McGrawHill, 2005, p.46-47.