marketing
O Planejamento de marketing desempenha um papel fundamental dentro das empresas. É uma ferramenta de gestão que deve estar em constante utilização e atualização, a fim de acompanhar as mudanças ocorridas no mercado e identificar suas possíveis tendências. Pode ser considerado como um instrumento excepcional às realizações das atividades empresariais, bem como sua direção, coordenação, controle e avaliação.
Planejar significa traçar metas específicas para alcançar um determinado objetivo, isto é, definir meios que possibilitem avaliar os caminhos a serem seguidos a construir um referencial futuro das organizações para obter o resultado esperado.
Marketing por sua vez, estabelece uma relação de troca entre empresa e cliente, envolvendo não apenas produtos e serviços, mais qualidade, confiabilidade, segurança, conforto, dentre outros valores que satisfazem as necessidades e desejos dos clientes, os encantam e, muitas vezes, superam suas expectativas, garantindo, desta forma, a fidelização dos mesmos e a lucratividade das empresas.
De acordo com KOTLER( 2006, p 34), fazer marketing significa satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes. O dever de qualquer negócio é fornecer valor ao cliente mediante lucro. Em uma economia extremamente competitiva, com compradores cada vez mais racionais diante de uma abundância de opções, uma empresa só pode vencer ajustando o processo de entrega de valor e selecionado, proporcionando e comunicando um valor superior.
Portanto, iremos abordar no decorrer deste trabalho que as organizações estão cada vez mais em busca de novas estratégias para crescer ou, pelo menos se manter num mercado tão acirrado.
2. IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Hoje as empresas se deparam com um cenário empresarial complexo, incertos e de grandes turbulências que estão à procura de técnicas e ferramentas que auxiliem seus processos gerenciais, e o planejamento estratégico é uma dessas ferramentas.
O