Terceiriza o de servi os
Módulo:
Atividade: Individual
Título: Análise da terceirização no setor de serviços especializados e de utilização eventual na área de TI
Aluno: Carlos Alberto Machado
Disciplina: Gestão da Tecnologia da Informação.
Turma: GTIEAD_T0119_0115
Introdução
“O ambiente econômico tem trazido grandes desafios para os Administradores de Empresas. Eles têm se deparado com a necessidade de reduzir custos ao mesmo tempo em que precisam estar preparados para as novas tecnologias e negócios que garantirão o crescimento e futuro da empresa. Mais do que uma solução que lhes ofereça somente a redução de custos, eles buscam um parceiro que esteja comprometido com resultados, ajudando-os na implementação das estratégias que trarão valor à empresa.” Apostila site FGV – Parceria com comprometimento.
O processo de Outsoursing (terceirização) permite as organizações através de alianças estratégicas e de outras formas de colaboração abdicarem de manterem serviços que não façam parte do seu negócio, assegurando melhor qualidade, preços e prazos, utilizando de estrutura externa ou parceiros alocados dentro de sua própria empresa, fazendo a gestão operacional. Tal pratica precisa estar atrelada em conformidade com os objetivos estratégicos da organização, que por sua vez, deverão revelar quais os aspectos que poderão ser obtidos.
Por definição de acordo com GIOSA (199, p14), terceirização “é um processo de gestão pelo qual se repassam algumas atividades para terceiros, com os quais estabelece uma relação de parceria, ficando a empresa concentrada apenas em tarefas essencialmente ligadas ao negócio em que atua”.
Também segundo QUEIROZ (1992) a terceirização é uma forma de administrar, tanto grandes como pequenas organizações, de modo estratégico, oportuna e adequada na busca da eficácia empresarial. Traz em si a marca da reconstrução.
“A prestação de serviços de outsourcing é uma das modalidades que mais tem crescido na área de TI –