Aula 06 Terceiriza O Dos Servi Os
Terceirização dos serviços
Embora os serviços terceirizados, em sua grande maioria, não possam ser considerados como serviços de consultoria empresarial, existem algumas exceções que devem ser analisadas.
Antes de abordar estas exceções, que atualmente estão em fase de crescimento, é válido apresentar algumas considerações gerais a respeito da terceirização de serviços.
Terceirização é o processo administrado de transferência, para terceiros, de atividades que não constituem a essência tecnológica dos produtos e serviços da empresa, pois envolvem tecnologias de pleno domínio do mercado e, por consequência, não consolidam quaisquer vantagens competitivas, quer sejam tecnológicas ou comerciais, além de contribuírem para o aumento dos custos fixos da empresa.
Esta conceituação deve ser ampliada no caso da realização de serviços em consultoria empresarial, pois pode ser considerada, em alguns casos, a transferência para terceiros - consultores e empresas de consultoria - de algumas atividades que agregam valor ao produto e serviço oferecido pela empresa-cliente ao mercado comprador.
Como consequência de uma nova realidade mundial, a empresa pode decidir, pura e simplesmente, eliminar algumas atividades ou realizar esta situação de maneira indireta, por meio da terceirização.
A empresa pode terceirizar atividades mais maduras e de menor diferencial tecnológico ou, principalmente, as que proporcionam menor valor agregado.
Esta situação enquadra-se perfeitamente à compra de serviços de consultoria que envolvam metodologias e técnicas administrativas. Como exemplos, podem ser citados a terceirização para as empresas de consultorias de serviços de pesquisa de mercado, de organização e métodos, de planejamento, de logística etc.
A terceirização, que corresponde à tendência de comprar fora tudo o que não fizer parte do negócio principal da empresa, exige mudança