M DULO TEOLOGIA PASTORAL 2015 FTBB II
1586 palavras
7 páginas
FACULDADE TEOLÓGICA DE BRASÍLIAPROGRAMA DE INTEGRALIZAÇÃO EM TEOLOGIA
MÓDULO: TEOLOGIA PASTORAL
PROFESSOR: Dr. ALLAN PEREIRA DE AMORIM, Ph.D.
AS DEMANDAS DO MINISTÉRIO PASTORAL
X
FAMÍLIA PASTORAL
ALUNO: Pr. JOSÉ ORTUAN MUNIZ LOPES
BRASÍLIA
2015
I – INTRODUÇÃO
“Os homens cobiçam, mas não sabem o quê; eles caminham, mas perdem a trilha de chegada; eles lutam e competem, mas esquecem do prêmio; eles espalham a semente, mas se recusam a cuidar do solo nas devidas estações; eles buscam poder e glória, mas perdem o significado da vida” George Gilder.
Como se colocar diante do chamado de Deus e não perder a família e a própria alma? Infelizmente, pastores e família, vivem numa sociedade imediatista, impulsiva e consumista que os leva a cometer os mesmos erros de um mundo nocivo que invade seus lares.
II – DESENVOLVIMENTO
Desastrosamente, muitos pastores não conseguem ajustar suas demandas ministeriais e familiares às prioridades de Deus. A busca pelo sucesso ministerial e a crise da tirania do urgente tem levado a lares cristãos a uma derrocada sem precedentes.
Toda casa que demonstra desequilíbrio mostra que necessita de um Deus unicamente equilibrado. Muitas vezes somos levados a gastar grande parte de nosso tempo em atividades que achamos importantes e que atingirão em cheio negativamente o seio da família. A estabilidade da casa sempre dependerá das escolhas que fizermos. Quem escolheria a areia em vez da rocha?
Pastores que não equilibram seus papéis podem desenvolver um nível de estresse com tal importância que poderão sem perceber experimentar, paulatinamente, estranheza quanto ao seu ofício, sua família, seu chamado. Uma falha trágica de muitos líderes é não conseguir reconhecer seus limites ou admitir a necessidade de contar com outras pessoas à medida que as exigências do ministério crescem avassaladoramente.
Existem exemplos na vida de grandes homens de Deus que passaram momentos conflituosos e perigosos, como: Moisés no deserto, “Eu não