terceira idade
Os factores de envelhecimento são: genéticos, ambientais (nutricionais) e de estilo de vida. Os objectivos da intervenção nutricional são: prolongar a vida e impedir doenças causadas por erros alimentares e por má nutrição.
Num estudo realizado recentemente a dimensão do problema de má nutrição nos idosos poderá passar por um factor limitante, um exemplo é a hospitalização: em que 25% dos indivíduos com mais de 65 anos são mal nutridos; 40% dos idosos assistidos em casa que requerem cuidados médicos ou de enfermaria sofrem de má nutrição e 50% dos idosos hospitalizados sofrem de má nutrição.
Em relação ao peso, o que se verifica nos idosos do sexo feminino é um aumento até aos 50 anos, estabilização aos 50/60 até aos 70 anos e diminuição a partir dos 70 anos e no sexo masculino um aumento de peso até aos 40 anos, estabilização dos 40/50 até 70 anos e uma diminuição a partir dos 70 anos.
Em relação a estatura há uma diminuição de 3 cm, devido a alteração dos discos intervertebrais, da postura e da densidade dos ossos (osteoporose).
Alterações fisiológicas que interferem com a nutrição
A. Por dificultarem a digestão:
Alteração da percepção dos sabores: diminuição do gosto e olfacto e próteses dentárias;
Deglutição difícil: diminuição do débito salivar e xerostomia (boca seca);
Mastigação dificultada: perda dos dentes e próteses.
B. Por diminuição da absorção:
Diminuição da mobilidade intestinal;
Renovação lenta das células da mucosa do intestino delgado;
Diminuição da produção de lípase, amílase e pepsina;
Hipocloridria (diminuição da quantidade de ácido clorídrico) e acloridria (ausência total de ácido clorídrico).
As causas de má