Terceira idade: Serviço social e os desafios para promoção do bem estar
Jocelma Diniz Souto1; Necita de Sousa Férrer Araújo e Silva2; Ana Paula De Souza Araújo3.
Resumo: O presente trabalho traz uma explanação a respeito dos desafios enfrentados pela terceira idade, com ênfase na aquisição do bem estar destes na atual conjuntura, bem como a atuação do assistente social frente a esta realidade, no intuito de ressaltarmos a relevância do referida temática na melhoria da qualidade de vida do idoso. Para tanto, analisamos o contexto no qual se insere a pessoa idosa, assim como os percalços e dificuldades enfrentados pelos mesmos, na obtenção de uma vivência de acordo com suas necessidades e potencialidades, como um agente participativo, influente, modificador e transformador dentro do meio social.
Para avaliar tal problemática utilizamos como técnica metodológica a revisão bibliográfica. Analisou-se neste trabalho o bem estar como mola propulsora na integração do idoso nos diversos âmbitos e contextos de sua vida, seja no campo familiar, social, político e cultural, imbuindo este como ser atuante dentro da sociedade. Os resultados levaram a constatar que mesmo em face de políticas públicas específicas e voltadas para a população idosa, há, ainda, grande disparidade entre o fundamentado e o efetivado, mediante um contexto capitalista contraditório e excludente.
Palavras Chaves: Idoso. Bem estar. Política pública. Serviço social.
INTRODUÇÃO
O referido trabalho aborda os desafios inerentes à pessoa idosa, a qual se apresenta em destaque devido o aumento da população idosa na atualidade no contexto atual, designada como a “Era do Envelhecimento”, tornando-se um fator preocupante, para Estado bem como a sociedade, tendo em vista que, mostram-se despreparados para essa nova realidade, transfigurando em um cenário antagônico e novo se comparado há alguns anos atrás. Com o exacerbado crescimento de anciões, advindo das inovações e transformações