TERCEIRA ETAPA ATPS
Passo 1
a) Como os funcionários se agrupam dentro da empresa?
Um grupo é definido com dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se reúnem visando à obtenção de um determinado objetivo. As principais razões pelas quais as pessoas se reúnem em grupos são: Segurança, reunindo-se em grupos, as pessoas podem reduzir a insegurança de "estar sozinho". Elas se sentem mais fortes, têm menos dúvidas e se tornam mais resistentes às ameaças:
No Damas e Doces. Alba, Anita e Leila tomam conta e trabalham na Confeitaria.
Léa, Elaine são responsáveis pelo atendimento.
Iara toma conta do caixa .
Éder é responsável pelas entregas dos pedidos.
João Maria e Rui Leme tomam conta da administração.
b) Como são os agrupamentos formais (aqueles forçados pelo próprio trabalho) e os informais (aqueles que se formam pela afinidade entre as pessoas)?
Grupos formais são aqueles grupos definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. Nestes grupos, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. Já os grupos informais são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização. Estes grupos são formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta à necessidade de contato social.
No Damas e Doces. O Grupo formal é: Alba, João e Rui são gestores da Confeitaria; Léa, Elaine e Iara tomam conta do atendimento e caixa da empresa, em conjunto com Éder que faz as entregas. Esse grupo é formado pelo fato de trabalharem juntos, dentro do mesmo espaço físico, e por uma função está ligada à outra.
O grupo informal: Éder é um colega de todos dentro da Confeitaria. Leila e Anita são amigas. Iara e Alba criaram uma grande afinidade. Rui também se tornou um amigo de Éder e João. Elaine, Léa e Iara se tornaram amigas, as afinidades foram formadas independente de sua área de atuação (Grupo Formal).
c) Quais são os conflitos mais