ATPS FISICA com terceira etapa
FISICA II
Engenharia elétrica
2º período/noite turma D96
Prof: Raphael F. G. Santos
8821380409
VANESSA VIEIRA DA SILVA MELO
Niterói 19 de Junho, 2015.
Características fundamentais dos elevadores
O que define o elevador de passageiros é sua velocidade nominal e a lotação da cabina. Após essas variáveis, definimos os equipamentos irão compor o elevador. A tabela mostra as combinações mais comum e econômicas entre velocidade e capacidade:
Determinamos a velocidade e a capacidade dos elevadores de um edifício através do seu Cálculo de Tráfego. A maioria dos edifícios residenciais apresenta um fluxo de usuários que é bem atendida por elevadores com velocidade de 1,00 m/s e capacidade de 6 a 9 pessoas. Os fabricantes planejam a especificação dos componentes dos elevadores destinados a trabalhar nessas faixas de velocidade e capacidade, permitindo obter reduções não só nos processos construtivos da obra civil, mas também nos custos e prazos de fabricação.
Elevadores de passageiros – Convencional
Elevador de passageiros dotado de pelo menos dois lances de cabo de aço, contra peso, máquina de tração e guias, tanto para a cabine como para o contra peso.
Este tipo de elevador necessita de casa de máquinas, geralmente localizada na parte superior da caixa de corrida do elevador, porém existe a possibilidade de colocação lateral da casa de máquinas.
Elevadores de passageiros – Hidráulicos
Elevadores de Passageiros dotados de pelo menos um pistão hidráulico, com ou sem cabos de aço, central hidráulica e guias para a cabine.
Este tipo de elevador necessita de casa de máquinas, reduzida se comparada ao elevador convencional, localizada em qualquer andar, tendo uma distância máxima de sete metros do poço à casa de máquinas.
Muito indicado para edificações que não possuem disponibilidade