Linguagens de programação
A linguagem de programação, é um método padronizado para comunicar instruções a um computador, com conjuntos de regras sintáticas e semânticas usadas para construir um programa de computador. Ela permite que um programação especifique com quais dados o computador vai atuar, como estes serão armazenados e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Linguagens de programação podem ser utilizadas para expressar algoritmos com precisão.
O conjunto de palavras, compostos seguindo as regras sintáticas e semânticas de uma linguagem de programação resultam no código fonte de um software, que depois é traduzido para código de máquina (via um compilador da linguagem escolhida) e executado pelo computador.
Uma das principais metas das linguagens de programação é permitir que os programadores tenham uma produtividade maior, permitindo expressar suas intenções facilmente. (ao contrário da linguagem que um computador entende nativamente – o código de máquina) Então, linguagens de programação são construídas para adotar uma sintaxe de nível elevado, que pode ser facilmente entendida por programadores humanos.
Historia da Linguagem de Programação
As linguagens de programação são anteriores ao advento do primeiro computador moderno. De início as linguagens eram apenas códigos. Durante um período de nove meses entre 1842-1843, Ada Lovelace traduziu as memórias do matemático italiano Luigi Menabrea sobre a mais nova máquina proposta por Charles Babbage, a sua máquina analítica. Com o artigo, ela anexou uma série de anotações que especificavam em completo detalhe um método para calcular números de Bernoulli com a máquina, reconhecido por alguns historiadores como o primeiro programa de computador do mundo. Os primeiros códigos para computador eram especializados segundo as aplicações. Nas primeiras décadas do século XX, os cálculos numéricos eram baseados em números decimais. Eventualmente, se percebeu que a lógica podia ser representada com