Terapias
Nome: Suelen Aparecida Fogaça Vieira R.A. 11309884 Psicologia 2º Semestre
Entrevistado: Sujeito A
Sexo: Feminino
Idade: entre 25 a 30 anos
Formação: Graduada em Psicologia pela Faculdade de São Judas Tadeu de São Paulo há quatro anos, especialização voltada para a área Organizacional (setor privado), onde atualmente trabalha com aplicação de testes psicológicos, diagnósticos organizacionais, recrutamento e seleção, análise de função ou de ocupações, avaliação de desempenho, supervisão extra-acadêmica, dinâmica de grupo, reabilitação profissional, análise de cargos e salários e Treinamento e Desenvolvimento. Sua abordagem teórica é a psicanálise e cognitivo-comportamental.
0BS: Está montando uma clínica para atuar na área da saúde.
A. menciona que “diversos psicólogos da área usam duas ou três abordagens combinadas para fundamentar o seu trabalho. Essa pluralidade teórica pode ser justificada tanto pela complexidade do objeto de estudo quanto pela ausência de maturidade teórico-conceitual dos psicólogos da área, visto que abordagens teóricas distintas são usadas simultaneamente”.
Entrevista:
Pergunta Geral:
“De acordo com seus conhecimentos em Psicologia, você acha que existem diferenças entre a Terapia Analítico Comportamental, de orientação behaviorista radical, e a Terapia Cognitivo-Comportamental, de orientação cognitivista?”
Resposta: Sim.
Pergunta Complementar:
“Na sua opinião, quais as diferenças entre a Terapia Analítico - Comportamental e a Terapia Cognitivo - Comportamental?”
Resposta:
“A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), tem como base as teorias e leis comportamentais, cuja base são os estudos do behaviorismo, (B.F. Skinner), uma escola que defende a experimentação científica, introspecção, para estudar e mudar comportamentos.Tem fundamentos de que, mudando a percepção de si mesmo, muda-se a pessoa ajudando-a melhorar a auto-imagem. O importante não é o que a