Terapias alternativas e acupuntura
Essas formas de lidar com a saúde e a doença têm se difundido na cultura ocidental nos dias de hoje. É cada vez mais comum profissionais de saúde que trabalham com terapias orientais – acupuntura, dietas alimentares, terapia ayurvédica, massagens (do-in), meditação – aliadas ou não, aos métodos e práticas da medicina científica moderna e ocidental.
Você conhece ou utiliza algumas dessas modalidades de cuidados com a saúde?
Conhece alguém que utiliza e como utiliza?
Desconheço de efeitos práticos de terapias alternativas, pois nunca as utilizei, acumulando apenas conhecimentos empíricos sobre as mesmas. Como personal trainer atendi clientes que utilizaram como tratamento efetivo para patologias como fribromialgia e tendinite a acupuntura. Segundo relato dos clientes e pelo acompanhamento que realizei, pude verificar eficiência dos tratamentos, que proporcionaram alívio da dor e a diminuição da inflamação. No caso da fibromialgia não houve cura, mas sim contenção de crises por se tratar de uma patologia crônica. No tratamento da tendinite a acupuntura foi eficaz sanando o problema, ressaltando que junto à terapia alternativa (acupuntura) foi realizado trabalho fisioterápico muscular.
Faça uma pesquisa sobre o tema (pode ser na Internet) escreva com suas próprias palavras um pequeno texto com até 100 palavras, comentando sobre vantagens, resultados, aceitação, possibilidades de acesso para a população etc.
Segundo WEN 2006 a acupuntura é um conjunto de conhecimentos teórico-empíricos da medicina tradicional chinesa.
A medicina ocidental tem desenvolvido diversas pesquisas de comprovação da eficiência da acupuntura. No Brasil com aumento da utilização e da procura desta terapia, foi reconhecida e atualmente é oferecida através de profissionais autônomos e médicos acupunturistas. Os profissionais autônomos são técnicos, especialistas ou empíricos e realizam atendimento particular. Os médicos acupunturistas realizam atendimento particular e