Trabalhos
A HISTÓRIA DA ACUPUNTURA NO BRASIL
A história da acupuntura em nosso país facilmente se confunde com a da imigração dos povos orientais ao Brasil. Naqueles tempos remotos, os pioneiros imigrantes vindos do outro lado do mundo, trouxeram na bagagem uma cultura milenar que contribuiu de maneira significativa não só para o desenvolvimento das terapias naturais, como também das artes plásticas e marciais, da culinária, da religião, da ciência, da tecnologia, da filosofia e do pensamento. Com eles chegaram a acupuntura, o do–in e novos conhecimentos na utilização das ervas. Com eles chegaram o Kung Fu e o Tai Chi Chuan, o Qui Gong e o Feng Shui. Com eles chegaram também influências na poesia, na literatura e na pintura. Com eles chegaram, enfim, novas formas de ver o mundo e contemplar a natureza.
No Brasil a história da acupuntura sempre envolveu certa aura de mistério, tais as marcantes diferenças existentes entre a Medicina Tradicional Chinesa e a ocidental. Hoje a milenar terapia das agulhas, que já foi taxada inadvertidamente até como charlatanismo e curandeirismo, é reconhecida por oito Conselhos Federais de Saúde como especialidade. Reconhecimento este plenamente legitimado pelo imenso apoio popular e ações governamentais obtidas em nosso país.
O Núcleo de Acupuntura e Terapias Naturais, Natural-in com apoio de profissionais e entidades de acupuntura as quais representa, tem a honra de relatar através desta compilação, fruto de inesgotável trabalho de pesquisa, alguns dos mais importantes momentos da rica história da acupuntura no Brasil, desde seus primórdios até os dias atuais. Agradecemos a todos os profissionais que colaboraram para a elaboração desta obra, ainda inacabada e aberta a sugestões, e por qualquer nova informação que possa ser enviada para tornar este trabalho ainda mais completo e informativo.
Endereço eletrônico para envio de sugestões ou informações: natural.in@terra.com.br
Márcio Jean De Carli -