Terapia G nica 2
.
Terapia genética usando um Adenovírus como vetor. Um novo gene é inserido no adenovírus, que é usado para introduzir o DNA modificado na célula humana. Se o tratamento for bem sucedido, o novo gene vai produzir umaproteína funcional.
Terapia genética ou Geneterapia é a inserção de genes nascélulas e tecidos de um indivíduo para o tratamento de uma doença; em especial, doenças hereditárias. A terapia genética visa a suplementar com alelos funcionais aqueles que são defeituosos. Embora a tecnologia ainda esteja num estado inicial, tem sido usada com algum sucesso.
Índice 1 Histórico
2 Processo básico
3 Tipos de terapia genética
4 Métodos da terapia genética
5 Vetores da terapia genética
5.1 Vírus
5.1.1 Retrovírus
5.1.2 Adenovírus
5.1.3 Vírus Adeno-associados
5.1.4 Pseudotipagem de proteína do envelope de vetores virais
5.2 Métodos não-virais
5.2.1 DNA despido
5.2.2 Oligodesoxinucleótidos
5.2.3 Lipoplexos e poliplexos
5.3 Métodos híbridos
6 desenvolvimentos recentes na terapia génica
7 Problemas e éticas
8 Ver também
9 Referências
10 Ligações externas
Histórico
Na década de 80, avanços na biologia molecular já permitiam que os genes humanos fossem sequenciados e clonados. Cientistas que procuravam por um método para facilitar a produção de proteínas — tais como insulina — pesquisaram a introdução de genes humanos no DNA de bactérias. As bactérias, geneticamente modificadas, passaram, então, a produzir a proteína correspondente, que podia ser recolhida e injetada em pessoas que não a podiam produzir naturalmente.
Em 14 de setembro de 1990 pesquisadores do National Institutes of Health, nos Estados Unidos, realizaram a primeira terapia genética autorizada em Ashanti DeSilva, de 4 anos de idade. Nascida com uma rara doença genética chamada Imunodeficiência Combinada Grave, ela não tinha um sistema imunológico saudável, e era vulnerável a todos os germes com que tivesse contato. Crianças com essa doença geralmente