Eletrotecnica
Um sistema trifásico é produzido por um gerador formado por três fontes de mesma amplitude e frequência, porém defasadas entre si de 120°.
Os sistemas trifásicos são importantes em decorrência de, pelo menos, três razões: primeiro, quase toda a energia elétrica é gerada e distribuída em três fases. Em segundo lugar, a potência instantânea em um sistema trifásico pode ser constante, e em terceiro lugar, para a mesma quantidade de energia, o sistema trifásico é mais econômico que o monofásico.
___
Nas ligações do gerador, uma carga trifásica pode ser ligada em estrela ou em triângulo, dependendo da aplicação final. Uma carga ligada em estrela ou em triangulo está desequilibrada se as impedâncias por fase não forem iguais em magnitude ou fase. Uma carga ligada em triângulo pode ser transformada em uma carga ligada em estrela, ou vice-versa, usando a equação:
Como tanto a fonte trifásica quanto a carga trifásica podem estar ligadas em estrela ou em triângulo, temos quatro ligações possíveis, mas só estudaremos uma: Ligação estrela-triângulo.
LIGAÇÃO ESTRELA-TRIÂNGULO
Um sistema estrela-triângulo consiste em uma fonte ligada em estrela equilibrada alimentando uma carga ligada em triangulo equilibrada.
Para este tipo de sistema, as tensões de linha são iguais as tensões nas impedâncias de carga. Portanto, as correntes de fase são: ; ;
As correntes de linha são obtidas das correntes da fase aplicando a lei dos nós no sistema estrela-triângulo. Com isso, teremos que a magnitude da corrente de linda é vezes a magnitude da corrente de fase. Assim:
CORRENTE NOMINAL ; POTENCIA REATIVA ; CARGA PLENA ; PERDAS ÔHMICAS
A potência reativa é uma medida de troca de energia entre a fonte e a parte reativa da carga. É utilizada a letra Q para a sua representação. E a sua unidade é o VAR (volt-ampere reativo) para diferenciá-la da potência real cuja unidade é o watt. Sua equação é dada por:
Como não se trata