Terapia integradora familia/ escola
Nome: Adriana Dos Santos
Adriana Schuvartz
Amanda Moraes
Kamila Silveira
Tatiana Favaris
Curso: Técnico em Administração
Turma: 2A2
Profa: Dóris
Resumo
Um dos principais motivos que crianças, jovens e adultos se afastam das escolas é a baixa qualidade do ensino público oferecido pelo Estado e a dificuldade da escola em conciliar o conhecimento ensinado com a realidade dos alunos que as frequentam.
Sabemos também que recentemente foram tomadas algumas modificações na educação, como no ensino fundamental, conforme a lei é obrigatória o aumento de oito para nove anos. A educação básica de boa qualidade ainda tem fortes obstáculos, pois além dos problemas de gestão que ainda existe nos serviços públicos, a desigualdade social a baixa remuneração dos profissionais do ensino e muitas vezes o desinteresse do próprio educando.
Muitas escolas, com foco nas escolas públicas, necessitam de um acompanhamento de psicólogos para crianças, adolescentes, adultos e não esquecendo as crianças com necessidades especiais. É necessário um acompanhamento especializado, para estes estudantes, assim podemos ajudar, a apoiar e a aconselhar, fazendo uma integração entre a família e a escola.
Todos sabem que a educação vem de casa, isso significa que a responsabilidade de educá-las é dos pais ou responsáveis, mas muitas vezes o aluno tem problemas em casa e acaba levando-o para a escola, assim tornando-se um aluno revoltado e/ou agressivo. Pois estas crianças precisam de profissionais especializados para ajudar na integração com seus colegas, sem separar as que precisam se socializar com os demais.
Em relação aos adultos o problema vem de casa ou do seu trabalho dificultando o andamento/conclusão de seus estudos. Portanto, a melhor forma de socializar professor, aluno e família é uma integração feita por intermédio de um psicólogo escolar em turno integral.
Sumário
1. Justificativa