Terapia De Casal
1.INTRODUÇÃO 5
2. PROBLEMÁTICA 6
3. OBJETIVOS 7
4. JUSTIFICATIVA 7
5. REFERENCIAL TEÓRICO 8
6. MATRTIAIS E MÉTODOS 13
6.1 Tipo de Pesquisa 13
6.2 Amostra 15
6.2.1 Critério de Inclusão 16
6. 2.2 Critério de exclusão 16
6.3 Local da Amostra 16
6. 4 Instrumentos 16
6.5 Análise e Interpretação de Dados 17
7. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 17
8. ORÇAMENTO DA PESQUISA 18
REFERÊNCIAS 19
ANEXOS 21
1.INTRODUÇÃO
A pesquisa faz parte da formação do profissional. Tendo em vista esse posto de partida, o CENTRO UNIERSITÁRIO DO NORTE propõe como parte da formação em Psicologia este TRABALHO FINAL, o qual será abordado a temática Terapia de Casal.
A terapia de casal se encontra dentro de um contexto maior, que é a terapia familiar. O enfoque desta pesquisa será somente no casal. Com um olhar compreensivo e crítico, baseado em referencias científicas, pretende-se refletir acerca da temática proposta a fim de contribuir para a formação acadêmica de todos em quanto lerem este presente trabalho. O mesmo possui base científica, visto que o ambiente acadêmico apresenta um grande cunho de conhecimento útil para a pesquisa e levantamento de dados, é a oportunidade de utilizar, melhorar e reinventar a prática juntamente com a teoria estudada.
O pesquisador atua com preceitos éticos, respeitando as normas que regem uma pesquisa, a fim de construir conhecimento para então contribuir para a resolução de problemas sociais, assim os acadêmicos finalistas do curso de Psicologia do Centro Universitário do Norte se propõe a realizar esta pesquisa. A formação em Psicologia exige da instituição uma demanda ampla de aplicação de conhecimentos e metodologias no decorrer do curso, e exige do discente um posicionamento crítico em relação aos assuntos abordados.
A psicoterapia de casal ainda enfrenta uma série de misticismos e preconceitos, visto que quando há conflitos no relacionamento do casal, os mesmos tendem a discutir tal questão com seus médicos, pastores, padres ou