etoys
AMBIENTE
Tipos de comandos
LAÇO DE REPETIÇÃO - é uma estrutura de desvio do fluxo de controle presente em linguagens de programação que realiza e/ou repete diferentes algoritmos/ações dependendo se uma condição é verdadeira ou falsa.
Exemplo 1:
Exemplo 2:
Exemplo 3:
,
Exemplo 4:
IF / ELSE
O construtor If tem como objetivo executar todo o código que esteja entre o construtor caso o resultado da avaliação seja verdadeiro caso contrario nada será executado.
O else é a estrutura de controle que é executada quando o If, ou elseif, você aprenderá a seguir, for retornado falso.
EXEMPLO 1:
EXEMPLO 2:
WHILE / DO WHILE / FOR
O while é a estrutura de repetição mais simples. Ele repete a execução de um bloco de sentenças enquanto uma condição permanecer verdadeira. Na primeira vez que a condição se tornar falsa, o while não repetirá a execução do bloco, e a execução continuará com a sentença ou comando que vem logo após o bloco do while, na seqüência do programa.
O comando do-while funciona do mesmo modo que o comando while, com a diferença de que a condição de controle ´e avaliada após a execução do bloco de comandos. O bloco de comandos ´e executado repetidamente enquanto o valor da expressão de controle seja verdadeiro. Portanto, o bloco de comandos ´e sempre executado pelo menos uma vez.
FOR: Seu uso é recomendado quando sabemos a quantidade de repetições que devemos mostrar no console.
VETOR E SWITCH
Vetor é uma variável que armazena várias variáveis do mesmo tipo. Um exemplo de vetor, é quando podemos utilizar um vetor de 50 posições para armazenar os nomes dos 50 alunos.
Construção de vetores:
Um vetor x sempre será representado entre colchetes. x=[1 2 3 4] ou x=[1 , 2 , 3 , 4]
O vetor dado acima ¶e um vetor linha (de uma linha e 4 colunas) e aparece na janela de comandos