gukjb
348 palavras
2 páginas
DECOMPOSIÇÃO DE FORÇAS EM UM PLANO INCLINADO COM E SEM ATRITO Materiais:
Plano inclinado de kersting
Dinamômetro de 2N
Carro para plano inclinado
Duas anilhas de massas diferentes
Rampa sem atrito
Objetivos:
Fizemos uma experiência com objetivo de observar e entender as forças que atuam em um objeto(no caso, um carrinho) em um plano inclinado com diferentes graus, com atrito e em uma rampa que consideramos não ter atrito.
Teoria:
No nosso cotidiano, usamos muito o plano inclinado para facilitar certas tarefas.
Ao analisarmos as forças que atuam sobre um corpo em um plano inclinado, temos:ate=µ eN µ = Coeficiente de atrito r No caso, o módulo de N é igual ao módulo de P, que é igual a mg. Assim, podemos escrever:
Muitas vezes, quando puxamos (ou empurramos) um objeto, ele não entra em movimento. Isto acontece porque também passa a atuar sobre ele uma outra força. Esta força, que aparece toda vez que um corpo tende a entrar em movimento, é denominada força de atrito. A força de atrito é devida a rugosidades, asperezas ou pequenas saliências existentes nas superfícies que estão em contato quando elas tendem a se mover uma emhvbvbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbyhhhhhyyyyyyyyyhh- hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh- hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh- hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh- hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb- bbbbbbbnbn bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb- bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbffffffffffffffffffffffff- fffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffh- hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh tyj mos as forças que atuam sobre um corpo em um plano inclinado, temos:ate=µ eN µ = Coeficiente de atrito r No caso, o módulo de N é igual ao módulo de