Terapia da musica
Poucos conhecem o poder que a música pode ter sobre as pessoas.Um dos fatores é a terapia da música.
Musicoterapia é a utilização de música ou seus elementos, seja o ritmo, os sons ou melodia por um musicoterapeuta.
A linguagem da música pode ser trabalhada de forma terapêutica a diferentes tipos de casos em pacientes com deficiências físicas e emocionais.
O som é produzido e captado pelo cérebro de forma que passe tranqüilidade em uma ligação considerada por muitos “sagrada”. O pensamento nesse processo é muito trabalhado, pois a música terapêutica, tem a letra que o paciente mesmo em mal estado vai ouvindo e pensando em coisas boas, o que vai influenciando aos poucos na sua auto-estima e de forma bem interessante o seu tratamento atinge resultados animadores.
A música nos últimos anos vem, junto com a ciência revolucionando alguns métodos de cura de pacientes, futuramente poderemos contar com uma tecnologia bem avançada relacionada a problemas mentais e música.
O músico Hebert Vianna é um exemplo de paciente curado com a terapia musical. Durante o seu tratamento ele se restabeleceu de sua perca de memória ouvindo algumas canções marcantes em sua vida.
Quando levamos em conta o lado cultural, vemos que a musica, ou melhor o som produzido ao todo atinge os níveis mais profundos de autoconsciência e transformação e segundo musicoterapeutas e psicanalistas, quando estamos concentrados na execução ou na audição da música, naturalmente nos desligamos das limitações da mente para entrar em um mundo mais criativos e expandido.
A atualidade da Música
A musica atual tem um sentido um pouco diferenciado das musicas mais antigas, principalmente das décadas anteriores, trata-se de uma visão econômica dos artistas. Para quem ainda não entendeu, a música da atualidade preza muito refrões engraçados, bonitos, letras fáceis de decorar, artistas encantadores etc. Ou seja, a preocupação passa a ser o sucesso, uma música em que a pessoa escute,