Terapia comunitária integrativa
1 - INTRODUÇÃO
Este Relatório é resultado do processo de formação em Terapia Comunitária Integrativa realizada pelo Polo Formador do Estado do Pará – SOPSI - Serviço de Orientação Primaria à Saúde Integral.
O interesse pelo curso surgiu depois de uma palestra assistida no centro social de Nazaré ministrada pelo então criador da Terapia Comunitária, Drº. Adalberto de Paula Barreto, e também depois de algumas rodas participadas no SOPSI, esse interesse ganhou força em minha vontade quando aos poucos fui percebendo que a sua sistematização e técnica eram fundamentadas e proporcionavam efeitos positivos nos participantes.
O relatório foi construído com a base teórica do curso e com sua parte prática que foram as rodas realizadas, meu posicionamento enquanto terapeuta, co-terapeuta e algumas vezes só participante da roda.
Este trabalho está estruturado em quatro partes.
A Introdução- aborda de uma forma geral os dados relevantes do relatório. O tópico 2 - Formação Em Terapia Comunitária Integrativa- trabalha de forma simplificado o que e a terapia comunitária, seus pontos principais no que se refere a sua objetividade. Já o tópico 3 – As Rodas De Terapia Comunitária Integrativa – relata um pouco as experiências das realizações das rodas e o tópico 4 – são as considerações, onde descreve-se o que foi a terapia comunitária para o terapeuta em formação.
2 – FORMAÇÃO EM TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA
A Terapia Comunitária Integrativa é um instrumento que nos permite construir redes sociais solidárias de promoção da vida e mobilizar os recursos e as competências dos indivíduos, das famílias e das comunidades. Procura suscitar a dimensão terapêutica do próprio grupo valorizando a herança cultural dos nossos antepassados indígenas, africanos, europeus e orientais, bem como o saber produzido pela experiência de vida de cada um.
É essa diversidade cultural que faz a grandeza deste País. A Terapia Comunitária Integrativa