A importancia do pn
1) Cenário:
No plano político – emenda Dante de Oliveira (diretas já) e a esperada
redemocratização com as eleições de Tancredo Neves e José Sarney;
No plano econômico – resultados da ditadura militar:
O modelo de substituição de importações endividou o estado brasileiro e criou uma dependência externa de petróleo.
Os choques do petróleo e das taxas de juros americanas agravaram ainda mais a situação.
Apesar do bom crescimento registrado pelo PIB, tínhamos uma elevada dívida externa, uma elevada dívida fiscal interna, elevada taxa de inflação e déficit da BP.
2) As proposta de Combate a Inflação:
Pacto Social (PMDB e Unicamp):
Origem da Inflação: conflito distributivo (disputa por maior participação na renda nacional). Política: Pacto Social. Origem da Inflação: expansão monetária exagerada para financiar gastos públicos. Política: cortar gastos do governo, aumentar as receitas tributárias e diminuir a emissão monetária. Origem da Inflação: inflação inercial. Política: desindexar a economia aplicando congelamento de preços e salários e introduzindo uma moeda com circulação paralela ao Cruzeiro.
Choque Ortodoxo (FGV):
Choque Heterodoxo (PUC-RIO):
3) Os componentes da Inflação - Simonsen (1974):
4) Os Planos Econômicos:
O Plano Cruzado (08/1985):
Ministro: Dilson Funaro. Diagnóstico da Inflação: inercial. Medidas: a) reforma monetária (Cruzado); b) congelamento de preços; c) ORTN (obrigações reajustáveis do tesouro nacional) – OTN (obrigações do tesouro nacional); d) mudança no rendimento da poupança (IPCA – IPC); e) reajuste dos salários pela média e congelamento. Resultados de curto prazo: a) não foi capaz de conter os gastos do governo; b) a estabilidade de preços elevou o crédito e o salário real; c) não foi capaz de influenciar as expectativas; d) agravamento