terapia comunitária integrativa
Curso de Psicologia
Disciplina: Estudos Avançados em Avaliação Planejamento e Intervenção Psicossocial
Professora: Ana Cristina Alencar
Relatório de atividade Prática de Observação do Grupo de Terapia Comunitária Integrativa no CREAS Samambaia
Erica Vanessa S. T. da Silva uc11075432
Novembro
2013
I Introdução
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi aprovado no ano de 2005, regulando a organização em âmbito nacional, sistema descentralizado e participativo, operacionalizado por meio de transferência automática e o aprimoramento da gestão, serviços, programas e projetos de assistência social. A Lei nº 12.435, de 6 de julho de 2011, assegurou definitivamente no país a institucionalidade do SUAS.
Segundo Cruz (2009), o SUAS provoca uma ruptura com a concepção da assistência social como benevolência e a destituição da cidadania, em que atender às demandas sociais eram vistas como concessão - e não como atenção a um direito. O SUAS é uma forma de gestão da assistência social como política pública: escreve-se como uma das formas de proteção social não contributiva, como responsabilidade do Estado.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é a unidade pública estatal de abrangência municipal ou regional que tem como papel constituir-se em lócus de referência nos territórios da oferta de trabalho social especializado no SUAS a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos.
O presente trabalho tem como objetivo a observação de uma atividade realizada pelo CREAS Samambaia, mas especificamente uma Roda de Terapia Comunitária Integrativa (TCI), aos usuários de seus serviços. Esta observação foi solicitada pela disciplina de Estudos Avançados em Avaliação planejamento e intervenção psicossocial.
II Referencial teórico da Terapia Comunitária integrativa
A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) foi criada pelo professor